O Conselho de Ministros de 05 de novembro de 2020, aprovou medidas de apoio à economia no montante de 1550 milhões de euros, para apoio a micro e pequenas empresas, e para linhas de crédito com garantia pública.

  1. Lançamento, operacionalização e monitorização de um apoio de tesouraria Apoiar.pt, sob a forma de subsídio a fundo perdido, dirigido a micro e pequenas empresas que atuem nos setores particularmente afetados pela pandemia, no montante global de 750 Milhões de euros. Este apoio será dinamizado pelo Turismo de Portugal e pelo IAPMEI.
  2. Lançamento, operacionalização e monitorização de uma linha de crédito dirigida a empresas industriais com um forte pendor exportador, independentemente da respetiva dimensão, no montante global de 750 Milhões de euros, com a possibilidade de 20 % do crédito concedido ser convertido em crédito a fundo perdido em caso de manutenção de postos de trabalho. Esta linha de crédito será dinamizada pelo BPF.
  3. Lançamento, operacionalização e monitorização de uma linha de crédito dirigida a micro e PMEs que atuem em setores de apoio a eventos culturais e festivos, no montante global de 50 Milhões de euros, com a possibilidade de 20% do crédito concedido ser convertido em crédito a fundo perdido, em caso de manutenção de postos de trabalho. Esta linha de crédito será dinamizada pelo BPF.

Consulte o documento Apoiar a Economia (pdf).

Fonte: covid19estamoson.gov.pt