O NERBE/AEBAL, Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, Mercacórdoba e a CIMBAL realizaram no passado dia 29 de Outubro o I FÓRUM PARTICIPATIVO ONLINE | Mercado Halal, que contou com a participação de Isabel Romero diretora geral do Instituto Halal.
Nesta iniciativa foram debatidos os critérios Muslim friendly e a certicação Halal.
Esta iniciativa, liderada pela Fundación Tres Culturas, tem como objetivo geral criar vantagens competitivas para os produtos e serviços de diferentes empresas da Andaluzia e Alentejo, mediante a sua adaptação aos critérios definidos como ‘Muslim friendly’, organizando diversas ações até meados de 2022 nestas regiões. O objetivo é exportar para um importante nicho de mercado que pode oferecer o turismo muçulmano, com especial atenção a um novo setor de procura no mercado halal, configurado em torno dos turistas muçulmanos milenares (TMMs) que, no âmbito da informação anual Mastercard-CrescentRating Global Muslim Travel Index, constituem uma força-motor da indústria halal.
Da importância deste setor, as suas possibilidades, a oportunidade que supõem para as empresas da Andaluzia e Alentejo e, sobretudo as distintas vías de atuação que oferece o projeto ‘Mercado Halal’, foram apresentadas no encontro de lançamento que se realizou online e que poderá ser assistido novamente através da página do Facebook do NERBE/AEBAL. Este evento contou com a intervenção da Agência Andaluza de Promoción Exterior (EXTENDA); a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA); o Instituto Halal; a Confederación de Empresarios de Andalucía (CEA) e a Associação Heranças do Alentejo.