Promoção Internacional da Carne Alentejana | Baixo Alentejo, Portugal
Carne do Montado - Do Montado ao Mundo
Projeto cofinanciado por Alentejo 2030 | FEDER - ALT2030-FEDER-00487200

O Projeto
Promoção Internacional da Carne Alentejana - Carne do Montado do Baixo Alentejo
O projeto “Promoção Internacional da Carne Alentejana - Carne do Montado do Baixo Alentejo” (ALT2030-FEDER-00487200) resulta de uma parceria estratégica entre a NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, promotor líder, e a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Decorre entre julho de 2024 e novembro de 2026, no âmbito do Aviso ALT2030-2023-8 - Ações Coletivas de Internacionalização, aprovado pelo Programa Regional Alentejo 2030 e cofinanciado pelo FEDER.
O objetivo central é promover a internacionalização da Carne do Montado, através do estímulo a processos colaborativos entre empresas dos setores agroalimentar e turístico do Baixo Alentejo, do desenvolvimento de mecanismos inovadores de prospeção e acesso a novos mercados internacionais, e da promoção internacional dos destinos turísticos associados. Pretende-se aumentar a notoriedade internacional da marca Alentejo e reforçar a competitividade do território.
O Território. O Montado.
Um território único
O Baixo Alentejo preserva paisagens, tradições e um modo de vida rural genuíno, onde o tempo e a natureza marcam o ritmo da produção pecuária.

Um ecossistema partilhado
O Montado é uma paisagem agrossilvopastoril única do sudoeste da Península Ibérica: um mosaico de azinheiras e sobreiros dispersos, sob o qual pastam livremente porcos, ovelhas e vacas. Este ecossistema milenar, moldado pelo Homem em equilíbrio com a natureza, é a base da qualidade e autenticidade das Carne do Montado - e une o Baixo Alentejo à Extremadura, Andaluzia e Castela-La Mancha numa mesma identidade territorial, partilhada e não exclusiva.


Autenticidade e singularidade
Raças autóctones centenárias - Porco Alentejano, Bovino Garvonês e Ovino Campaniça - criadas em regime extensivo e em liberdade, garantindo qualidade e rastreabilidade únicas.
Mercados e rede colaborativa
O projeto tem como mercados-alvo Espanha e França, apoiando-se numa rede colaborativa que reúne:

Turismo
Empresas de hotelaria e restauração, agentes promotores da carne alentejana e empresas de animação turística, com oferta baseada em experiências de gastronomia, património cultural e montado alentejano.

Agroalimentar
Empresas de transformação e comercialização de carne alentejana, com destaque para o Porco Alentejano, a raça Merina e Campaniça (ovinos) e a raça Garvonesa ou Chamusca (bovinos).
Atividades e Resultados
O projeto tem como mercados-alvo Espanha e França, apoiando-se numa rede colaborativa que reúne:
Ação 1
Programa Base de Dinamização da Rede Colaborativa para a Internacionalização
Conjunto de atividades que reforçou a cooperação interempresarial e preparou a rede para os mercados internacionais.
1.1. Mapeamento da Oferta da Rede Colaborativa
Foi feito o levantamento e avaliação do potencial de internacionalização das empresas, produtos e serviços da rede colaborativa, através de um inquérito que permitiu conhecer o perfil das empresas e o seu grau de maturidade nos processos de internacionalização. Este mapeamento envolveu 30 entidades e serviu de base a todas as atividades seguintes do projeto.
Indicadores de realização:
1 mapeamento da oferta da rede
30 entidades envolvidas
1.2. Dinamização da Rede Colaborativa
Foram realizadas cinco sessões de trabalho dedicadas à partilha de conhecimento e à capacitação dos agentes para a internacionalização, abordando: a apresentação e avaliação do mapeamento da oferta da rede; o conhecimento dos mercados-alvo; a criação e estruturação de pacotes integrados de serviços para mercados internacionais; e a preparação e avaliação da operação exploratória internacional e das restantes atividades do projeto.
Indicadores de realização:
5 / 5 Sessões
75 / 90 Entidades Envolvidas
1.3. Catálogo Digital da Oferta Internacional
Foi desenvolvida uma ferramenta digital inovadora - o catálogo digital que reúne a oferta de produtos e serviços das empresas da rede para os mercados internacionais, resultado direto do mapeamento (1.1) e da estruturação de pacotes integrados de serviços (1.2). Permite aos parceiros comerciais internacionais conhecer, de forma centralizada, os produtos, serviços e experiências associados às Carnes do Montado, e serviu de suporte a todas as ações exploratórias internacionais.
Indicadores de realização:
1 Catálogo Digital
30 / 34 Entidades Envolvidas
Ação 2
Operação Exploratória Internacional para a Prospeção, Conhecimento e Acesso a Novos Mercados
O coração do projeto: presença direta nos mercados de Espanha e França, através de feiras, ações promocionais e missões de reconhecimento.
2.3. Participação em Feiras e Certames Internacionais
A rede esteve presente em feiras de referência do setor agroalimentar, com expositor, mostra e prova de produtos:
● Salón Gourmets, Madrid, Espanha (abril 2025) - participação com expositor;
● Lisbon Food Affair, Lisboa (fevereiro 2025 e fevereiro 2026) - participação com expositor;
● SIAL, Paris, França (outubro 2026) - participação para prospeção de mercado.
Indicadores de realização:
4 / 3 Feiras/Eventos
2.4. Ações de Promoção Internacional
Foram realizadas duas ações de promoção internacional nos mercados-alvo - sessões de charme dirigidas a operadores, importadores e parceiros, para desenvolvimento de contactos exploratórios e avaliação de oportunidades de mercado, em articulação com o Turismo do Alentejo (ARPTA) e as delegações do Turismo de Portugal:
● Sevilha, Espanha (25 de junho de 2026) - showcooking com o Chef João Mourato, no Consulado Geral de Portugal em Sevilha, com almoço institucional;
● Paris, França (20 de outubro de 2026) - ação de charme na Embaixada de Portugal em Paris, em articulação com a participação na SIAL, com apresentação do projeto, showcooking do Chef João Mourato e encontro com importadores, com o apoio da ARPTA e da Delegação do Turismo de Portugal em Paris.
Indicadores de realização:
2 / 1 Ações Exploratórias Internacionais
30 / 23 Entidades Envolvidas no total
2.5. Missões de Reconhecimento Internacionais
Foram organizadas missões de reconhecimento à região, com a vinda de jornalistas, influencers e operadores turísticos de Espanha e França, para conhecimento direto da oferta da rede:
● Missão 1 - Press Trip, junto ao Festival Sabores do Borrego, Castro Verde (27-29 de março de 2026) - jornalistas e influencers especializados em turismo e gastronomia;
● Missão 2 - Press Trip, junto à Ovibeja, Beja (29 de abril a 3 de maio de 2026) - jornalistas e influencers dos mercados-alvo;
● Missão 3 - Fam Trip, com operadores turísticos e importadores de Espanha e França, durante a Feira de Garvão, Ourique (8-10 de maio de 2026) - programa de visitas à região e encontros B2B (matching empresarial) com empresas da rede.
No conjunto, as três missões trouxeram à região 12 prospetores internacionais (2 na missão 1, 2 na missão 2 e 8 na missão 3), com dezenas de locais visitados e interações diretas com os agentes locais, e envolveram 60 entidades da rede (cerca de 20 por ação).
Indicadores de realização:
3 / 3 Ações Exploratórias Internacionais
2 Prospetores Internacionais na Ação 1
2 Prospetores Internacionais na Ação 2
8 Prospetores Internacionais na Ação 3
12 Prospetores Internacionais no total
20 Entidades Envolvidas por Ação
60 / 60 Entidades Envolvidas no total
Ação 3
Promoção Internacional da Oferta da Rede e Divulgação de Resultados
Comunicação e visibilidade internacional da marca Alentejo e das Carnes do Montado.
3.1. Campanhas de Comunicação Internacionais
Foram realizadas duas campanhas internacionais de compra de meios (media buying) e marketing digital, de acordo com o Plano de Comunicação Internacional do projeto, para promoção da oferta da rede nos mercados de Espanha e França.
Indicadores de realização:
2 / 2 campanhas
1 relatório e clipping de média
3.2. Vídeos Promocionais Internacionais
Foram produzidos seis vídeos promocionais para promoção internacional da oferta da rede: um vídeo coletivo de promoção internacional das Carnes do Montado, vídeos das atividades do projeto para redes sociais e um vídeo de apresentação do projeto, dos seus objetivos e resultados (vídeo obrigatório nos termos do Decreto-Lei n.º 20-A/2023).
Indicadores de realização:
6 / 6 vídeos
3.3. Landing Page do Projeto
Foi concebida e desenvolvida a landing page do projeto - esta página -, integrada no site institucional da NERBE/AEBAL, para publicação, divulgação e disseminação das atividades e resultados do projeto. Reúne a apresentação do projeto e do território, as atividades realizadas por ação, os recursos produzidos (relatórios, catálogo digital, vídeos e materiais gráficos), os indicadores globais e a cobertura mediática, e será mantida atualizada até ao encerramento do projeto.
Indicadores de realização:
1 / 1 landing page
3.4. Gestão de Redes Sociais e Marketing Digital
Planeamento, produção de conteúdos e gestão das redes sociais do projeto, incluindo marketing digital, com oito campanhas digitais dedicadas ao lançamento do projeto e à promoção das suas atividades e resultados.
Indicadores de realização:
8 / 8 campanhas
1 relatório
3.5. Conceção Gráfica de Conteúdos
Conceção gráfica de todos os suportes de comunicação do projeto: desdobráveis/flyers, stand das feiras e outros materiais para as ações internacionais; conteúdos para redes sociais e para a landing page; programas, apresentações e documentos de suporte às atividades, incluindo serviços de tradução para os mercados-alvo.
Indicadores de realização:
50 / 50 conteúdos gráficos
3.6. Produção de Suportes e Materiais
Produção de suportes de comunicação e promoção da rede e do projeto: desdobráveis/flyers, stand das feiras e materiais para distribuição nas ações internacionais; programas, apresentações e documentos de suporte às atividades; e merchandising do projeto, oferecido aos participantes nas atividades.
Indicadores de realização:
2.000 / 2.000 Suportes
3.7. Conferência sobre Internacionalização
Sessão de encerramento do projeto, integrada na Feira de Garvão, em Ourique (8-9 de maio de 2026), dedicada à internacionalização das PME do Alentejo dos setores-alvo, com oradores especialistas e instituições de referência no domínio da internacionalização, apresentação e partilha de boas práticas, e divulgação dos produtos e resultados do projeto. Contou com 238 participantes em dois dias temáticos e com a presença dos prospetores internacionais da missão de reconhecimento (França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo). Foi transmitida online nas redes sociais dos promotores.
Indicadores de realização:
1 / 1 conferência
100 / 102 Entidades Envolvidas
Recursos e Materiais do Projeto
Consulte e descarregue os materiais produzidos pelo projeto, incluindo relatórios, catálogo digital, vídeos promocionais e recursos de comunicação.
Vídeo institucional de apresentação do projeto, objetivos e resultados
Vídeo promocional coletivo da Carne do Montado
Gado Bovino de Raça Garvonesa
Gado Suíno de Raça Campaniça
Gado Ovino de Raça Campaniça
Apresentações institucionais utilizadas em feiras, ações promocionais e na conferência final
Feira 1 Salón Gourmets 2025
Feira 2 SIAL Paris 2026
Feira 3 Lisbon Food Affair 2025
Feira 4 Lisbon Food Affair 2026
Ação Promocional Sevilha 2026
Press Trip Castro Verde
Press Trip Ovibeja
Press Trip Garvão
Conferência de Internacionalização
Ação Promocional Sevilha 2025
Feira do Porco Alentejano 2025
Ovibeja 2025
Resultados Globais - Indicadores
O projeto encontra-se em fase final (até 30 de novembro de 2026). Com a realização da SIAL Paris e da ação de promoção em França (outubro de 2026), os indicadores de realização (ações de promoção e presenças em feiras) ficam integralmente cumpridos; o indicador de entidades envolvidas em ações coletivas apoiadas já atingiu 309 entidades (meta: 325) e a intensidade exportadora (RPR008) encontra-se em apuramento.
|
Indicadores |
Previsto |
Realizado |
|
RPO010. Ações de promoção, disseminação e divulgação |
25 |
25 |
|
RPO004. Participações em feiras e certames internacionais |
4 |
4 |
|
RPR007. Entidades envolvidas em ações coletivas apoiadas |
325 |
309 |
|
RPR008. Intensidade exportadora das PME nos setores apoiados |
49,5% |
Em apuramento |







































































































































































































