Projetos Cofinanciados pela UE

 

Designação do projeto | “ALENTEJO EXPORT”

Código do projeto | ALT20-01-0752-FEDER-000016

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | Alentejo Central – Évora / Baixo Alentejo – Beja / Alto Alentejo – Portalegre

Entidade beneficiária | Promotor Líder NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora. Copromotores: NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre e ACOS – Associação de Agricultores do Sul

Data da aprovação | 2016-09-29

Data de início | 31-12-2016

Data de conclusão | 31-12-2018

Custo total elegível | 859.704,74€

Apoio financeiro da União Europeia | 730.749,03€

Apoio financeiro privado | 128.955,71€

Objetivos, atividades e resultados esperados

O objetivo central do projeto é potenciar o sucesso da internacionalização das PME’s da região do Alentejo, através do desenvolvimento de mecanismos inovadores na prospeção, conhecimento e acesso aos mercados internacionais e do estímulo a iniciativas coletivas inovadoras que potenciem a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).

Constituem objetivos específicos do projeto, os seguintes:

  1. Promover a internacionalização dos produtos regionais do Alentejo, através da conceção, desenvolvimento e dinamização da plataforma inteligente ALENTEJO EXPORT;
  2. Incentivar o aumento do peso do comércio internacional dos produtos regionais do Alentejo;
  3. Aumentar o conhecimento dos produtores e empresários regionais sobre os mercados internacionais, através da disponibilização de informações relevantes para o processo de internacionalização;
  4. Facilitar o processo de internacionalização dos produtos regionais;
  5. Promover o reconhecimento internacional dos produtos de excelência regionais; nomeadamente do azeite, através de ações como concursos, simpósios e mostras;
  6. Incentivar os empresários regionais para a internacionalização dos seus produtos; nomeadamente nos domínios de especialização da RIS3 da região;
  7. Promover o desenvolvimento das atividades económicas regionais com caráter exportador.

Para a concretização destes 7 (sete) objetivos os promotores propõem-se realizar cinco ações:

Ação 1. Criação, dinamização e promoção de uma plataforma inteligente de apoio aos processos de prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados-plataforma ALENTEJO EXPORT. Esta ação consiste na conceção e desenvolvimento de uma plataforma e aplicativo automatizado e inteligente para facilitar e promover a internacionalização dos produtos e empresas regionais.

Ação 2. Prospeção de oportunidades em novos mercados internacionais. Esta ação consiste na realização de missões de exploração e visitas de prospetores internacionais de reconhecimento para a promoção e divulgação internacional dos produtores regionais no domínio de especialização da RIS3 Alentejo, junto de prospetores dos mercados externos.

Ação 3. Dinamização e promoção internacional de recursos associados à região. Esta ação prevê a realização de duas edições de um concurso internacional e um simpósio de azeites virgem extra, a dinamização de um salão internacional e a realização de roadshows nacionais e internacionais para a promoção de produtos agroalimentares da Região do Alentejo. Nota para o fato de os roadshows nacionais não estarem relacionados com a promoção de produtos regionais a nível nacional, mas serem antes reuniões preparatórias, a realizar na região, com empresários e câmaras do comércio estrangeiras com o objetivo de divulgar e fazer convencer os empresários locais da necessidade da divulgação dos seus produtos a nível externo e sua inclusão nos roadshows internacionais, estes sim, para divulgação externa de produtos e serviços.

Ação 4. Promoção e divulgação do projeto. Estão previstas ações de divulgação, disseminação e promoção da apropriação do projeto e dos seus produtos e resultados. Para tal serão realizadas diversas ações, tais como, sessão de lançamento e outra de encerramento do projeto, a dinamização de uma campanha de Medias que promova a divulgação do projeto, bem como a transferibilidade e apropriação dos resultados e produtos junto dos potenciais beneficiários finais.

Resultados esperados: Percentagem de PME, por inquirição, que utilizaram e/ou consideraram útil a informação e/ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto para potenciar o aumento do valor das exportações no seu volume de negócios, meta a atingir: 70%.

Para mais informações contate os Serviços do NERBE/AEBAL

Site: www.alentejoexport.pt