O NERBE/AEBAL, Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, Mercacórdoba e a CIMBAL apresentaram na passado dia 30 de Setembro o projeto ‘Mercado Halal: resiliencia de los mercados ante las nuevas tendencias del turismo’, um projeto enquadrado no programa de cooperação INTERREG VA España-Portugal (POCTEP 2014-2020).

Esta iniciativa, liderada pela Fundación Tres Culturas, tem como objetivo geral criar vantagens competitivas para os produtos e serviços de diferentes empresas da Andaluzia e Alentejo, mediante a sua adaptação aos critérios definidos como ‘Muslim friendly’, organizando diversas ações até meados de 2022 nestas regiões. O objetivo é exportar para um importante nicho de mercado que pode oferecer o turismo muçulmano, com especial atenção a um novo setor de procura no mercado halal, configurado em torno dos turistas muçulmanos milenares (TMMs) que, no âmbito da informação anual Mastercard-CrescentRating Global Muslim Travel Index, constituem uma força-motor da industria halal.

Da importância deste setor, as suas possibilidades, a oportunidade que supõem para as empresas da Andaluzia e Alentejo e, sobretudo as distintas vías de atuação que oferece o projeto ‘Mercado Halal’, foram apresentadas no encontro de lançamento que se realizou online e que poderá ser assitido novamente através da página do Facebook do NERBE/AEBAL. Este evento contaOU com a intervenção da Agência Andaluza de Promoción Exterior (EXTENDA); a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA); o Instituto Halal; a Confederación de Empresarios de Andalucía (CEA) e a Associação Heranças do Alentejo.

Às 10.30 horas teve lugar uma conferencia de imprensa online, que se realizou via zoom e com acesso limitado a participantes e meios de comunicação. Nesta conferência intervieram as várias autoridades em representação da alcaldía de Sevilha, o consulado de Marrocos em Sevilha e a Embaixada de Portugal em Espanha, assim como os responsáveis máximos dos quatro sócios do projeto: Fundación Tres Culturas, Mercacórdoba, CIMBAL e NERBE/AEBAL.